Estou começando, qual sistema devo escolher?

 

Hoje é ponto pacífico entre os empreendedores que ter um negócio e não ter uma ferramenta adequada para gerenciá-lo é aumentar os riscos e as fragilidades diante de um mercado competitivo. Quando iniciamos um pequeno negócio e procuramos um profissional de TI para nos orientar em relação ao gerenciamento das atividades de vendas, controle de estoque  e caixa, muitas possibilidades estão disponíveis no mercado. Várias delas propondo grandes facilidades por preços relativamente baixos. Em uma outra ponta temos softwares de gigantes da tecnologia como Google, Totvs, Microsoft, Amazon entre outras. Estes últimos muitas vezes requerem que você tenha um profissional de TI para fazer as configurações e instalações da ferramentas específicas que irão ajudar a gerenciar seu negócio. No caso dos software de gerenciamento interno (backoffice) existem muitas soluções, caras e baratas, que podem atender sua necessidade. Mas como vou saber qual sistema escolher?

A ideia nesse ponto é investir o menor valor para testar se o sistema vai atender suas necessidades. Comece com um sistema de prateleira, ou online, daquele que você cria uma conta e já tem acesso a muitas ferramentas que podem resolver seu problema. A Conta Azul é um desses. Você faz seu cadastro, o de sua empresa, e após a seleção e pagamento do plano, já são disponibilizadas várias ferramentas para você utilizar. Muitas funcionalidades que podem ser limitadas pelo volume de negócios ou tamanho que seu empreendimento tem. Mas é só avançar nos planos e selecionar o que mais atende sua demanda. Então essa é a solução?

Não necessariamente. Com o tempo você vai perceber que o gerenciamento de boa parte dos negócios é bastante flexível. Caso não sejam, racham e quebram com a pressão do mercado. E essa flexibilidade requer atualizações, muitas das vezes simples e pontuais, mas em alguns casos uma verdadeira quebra de paradigma na gestão da empresa. E é exatamente aí onde fica o calcanhar de aquiles dessas plataformas. Quando você precisar de uma atualização para que seu gerenciamento melhore, vem a surpresa. Em alguns casos você pode até ser atendido, mas o que foi barato não parece agora mais tão atrativo. Os preços cobrados para uma atualização específica para você, isso quando ela pode ser feita, é um valor que não é comparado ao que você paga pela plataforma que você adquiriu. Isso acontece pois essa plataforma é barata porque ela é composta por um único sistema que assimila vários clientes-empresa e consegue separar as todos os registros baseado no usuário que está logando. Isso deixa a plataforma mais barata. Assim quando sai uma atualização todos os outros clientes são contemplados por ela. Mas é exatamente por isso que uma atualização específica é mais delicada de fazer. O que você deseja que seja atualizado não necessariamente é o que um dono de outra empresa de um outro estado de outro ramo de negócios quer para a empresa dele. Nesse ponto o que vemos acontecer com as empresas que não nem capital para investir em tal atualização é utilizar planilhas e outras ferramentas para controles paralelos que, além de duplicar informações, criam uma frágil descentralização dos dados proporcionando mais riscos para a fidelidade dos negócios.

Então o que faço caso minha empresa comece a crescer e o sistema que tenho não atende mais minhas necessidades?

Esse é exatamente o ponto em que a Análise trabalha. Quando os sistemas mais baratos não conseguem mais atender seu negócio e os sistemas que podem atender são feitos para médias e grandes empresas. Nós desenvolvemos sistemas customizados onde cada peculiaridade da sua empresa é tratada como uma função ordinária e não uma exceção. A partir de entrevistas, requisitos e relatórios, analisamos os processos de cada setor atingido pela gestão do sistema e criamos soluções que atendem suas necessidades. E quando precisar atualizar o sistema? Essa é a parte importante, nós trabalhamos com códigos fontes separados para cada cliente, de forma que uma atualização no seu sistema não afeta nem é afetada por uma outra atualização em outro cliente. Nós trabalhamos com o formato de licenciamento de sistema onde o cliente paga por mês e essa licença lhe dá o direito de fazer as atualizações que seu negócio necessitar.

Resumindo, compre o mais barato que resolva seu problema, mas quando este não conseguir mais lhe atender, entre em contato conosco.